Dia 67 – Mente e Coração Inspirados

mente e coração

 

Josué, 11:15 – Como o Senhor ordenara a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué, e assim Josué o fez; não deixou de fazer coisa alguma de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés.

 
O melhor caminho é aquele que a mente descreve e que o coração permite. 
 
A mente repele o mal e dele se afasta, superando os medos, desviando dos perigos. Mente usa sua lógica, a sua experiência, e por eles guia o corpo no melhor caminho. 
 
O coração é aquela voz inaudível que alimenta a mente de elementos além percepção dos olhos. O coração torna metal o vapor de vida que navega livre. O coração dá vida à lógica da mente. 
 
Juntos, coração e mente, somos nós, homens. Tanto com a mente quanto com o coração definimos os caminhos e as trilhas sinuosas que seguimos para, à salvo, atravessarmos os desertos de nossas vidas. 
 
Não há entre coração e mente nenhuma hierarquia. Nenhum é soberano, nenhum detém o poder de eleger solitariamente as melhores decisões pois somente existem se coexistirem. O homem, ser dotado de vida e racionalidade, é mente e coração, carne e sangue, barro e sopro. A unidade básica é a sua simbiose e pela sua existência repete-se o mantra da vida. O coração alimenta a mente e a mente alimenta o coração em processos intermitentes de coexistência. Ao final, juntos, são um só.
 
Durante vários textos navegamos pela definição de Deus e sua presença em nossa vida. Deus é aquele anterior, aquele que se deu antes de nós e que nos proveu da mente e, pelo sopro, fez-se presente para inspirar o coração. O coração tem a sua própria voz, independente de Deus, mas sua força somente é sábia quando permite ecoar os devaneios da inspiração de Deus a seus relevos. Deus está presente nesse momento em que o coração toma as rédeas e alimenta a mente com suas intuições. O eco doce da voz de Deus, inspirando a voz interior do coração, revela a santidade a que estamos enfim destinados. Ser humano é reconhecer a simbiose da mente e do coração. Ser santo é tornar esse um o espelho da inspiração da voz anterior que existe pela própria inspiração. O bem, enfim, é seguir santo e por esse caminho trilhar. 
 
Essa mesma voz inspirou Moisés, que seguiu a Josué. Ambos seguiram estritamente os planos de Deus e trilharam pelo caminho que suas mentes e corações, o uno de si inspirado pelo Deus que os guiava, e mudaram todo o mundo. Atravessaram desertos, enfrentaram fome e sede, tempestades, monotonia, revoltas, guerras. Venceram por escolherem pela mente e pelo coração, e pela régia obediência à inspiração daquele que os guiava. Ruíram nos caminhos os fracos, foram exterminados os inimigos, fez-se dor às mães que choravam seus filhos, fez-se dor aos filhos que choravam seus pais, mas fez-se alegria pelo cumprimento da certeza da promessa. 
 
Pelos caminhos da mente e coração inspirados, houve dor, mas houve a certeza do melhor caminho. E isso Ele nos provê diuturnamente: a possibilidade de seguirmos em frente, enfrentando as barreiras mas principalmente tendo a certeza de que o melhor possível está sendo feito. Deus nos dá em uma bandeja de prata a vida para que dela tomemos conta, selecionando caminhos melhores e menos dolorosos, mas ainda assim repletos de dor. 
 
A dor, essa constante seguidora de nossos passos, é o fel que depura as emoções. Por ela a alma sofre, o corpo sofre, mas a vitória unificada de ambas a ela é que torna a história em sabedoria. Se nos defrontamos com dor, as marcas se consolidam na pele e, pela sua imagem, a sabedoria surge consolidando tudo para o próximo passo. Nada é eterno, nem o sorriso largo nem a dor. A sabedoria advinda de ambas é que se amalgama ao ser tornando-o mais.
 
Sempre haverá um caminho por onde seguir já que Deus nos propicia a experiência da vida. 
 
Por onde seguir? O melhor caminho é aquele que a mente e o coração sugerem. 
 
Qual o caminho que nos tornaremos melhores? Aquele que a mente e o coração, inspirados pela voz dEle, nos indicar. 
 
Eis a vida.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s