Dia 25 – A Lanterna do Caminho

Imagem

 

Êxodo, 33:13 – Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.

 Não que Deus exija, mas a própria relação pressupõe.  Fazemos parte, mas somos menores que o todo e somente somos unos na unidade que nos aceita como parte integrante.  Não é preciso humilhar-se, mas compreender que nossa importância é menor que a importância do todo, e somente assim é possível atravessar o caminho a salvo.
 
A palavra nem sempre diz e muitas vezes a expressão é menor que o significado.  Deus está e isso é uma verdade inconteste. Resta-nos portanto compartilhar e seguir a lanterna que, à frente, ilumina o caminho.
 
Num tempo de eu como o centro do mundo,  é quase um crime contra o poder desejado dizer do querer-se e entender-se parte de algo maior. Mas o desafio da consciência além da superfície, essa capacidade de olhar de fora da caixa, é que direciona o externo que desvenda o interno.
 

Não é a graça,  mesmo desejada com toda a força da alma, que nos leva além, mas antes o trilhar o caminho. Cada grão de areia da terra sobre nossos pés descreve a vida que levamos. Cada pequena pedra pontiaguda que, solitária,  causa a aguda dor na alma, cada uma delas e seu conjunto definem a experiência que levamos à frente. Cegos pela escuridão esbarramos nas rochas das trilhas, caímos desequilibrados e ferimos os joelhos. Mas quando Deus ilumina o caminho,  andamos seguros e ferimo-nos menos por enxergarmos os desafios.

 

Indubitavelmente caminhamos pela trilha.  Sem Deus vamos lentos,  tateamos, caímos e levantamos. Quando Deus nos guia carregando sua lanterna de azeite,  enxergamos e partilhamos o odor da queima do óleo. Em ambos sofremos, uns mais outros menos, mas experimentamos e nos completamos.

 

A graça de Deus é fato. O iluminar do caminho é a opção que nos é dada a aceitar, pedir ou recusar.

 

Assim segue a vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s