Dia 15 – O Amor de José Vence as Fronteiras

image

Genêsis, 50:20
Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.

Deus prometeu e Deus proveu. E o fez como diuturnamente o faz. Jacó, chamado Israel, e toda a sua descendência, observaram e suas morais os fizeram perceber a essência daquilo que lhes era dito. E sobre a percepção decorreu toda a vida daquele filho de Isaque e se deu a profecia e promessa feita à Abraão.

A extrema dor causada pelo rapto de José ao Egito, ao final, tornou-se a salvação. Em primeiro lugar pois o dom de Deus dotou José da sabedoria para a condução dos sete anos de prosperidade e, com isso, matou a fome de todos os homens. Segundo, a fome trouxe seus irmãos para o seio de seu perdão, reacendendo a chama do amor fraternal deles. Por fim, trouxe prosperidade de amor à família de Jacó que havia sido perdida muito antes, quando da enganação a Isaque. A conjunção de tudo isso criou as 12 tribos de Israel que será um ponto central na progressão teológica dos filhos de Abraão.

José é talvez o melhor exemplo de amor sereno, constante e arraigado na essência dos seus. O ódio que o percorreu por vezes – e sendo humano, certamente foi acometido – não minou a força que sustentava, calada, o calor de seu amor.

E esse é o legado que Deus nos deixou por seu filho José: que sejamos humanos, mas que abramos nossos olhos para o dom de Deus; que vivamos segundo a nossa moral, mesmo em terras estrangeiras; que amemos nossos irmãos, não importando a traição, lembrando a importancia do sangue; e que honremos as promessas aos pais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s